10 comportamentos que denunciam um sociopata em seu trabalho

Infelizmente os sociopatas estão por toda parte e, por incrível que pareça, também estão no trabalho. De início eles parecem atenciosos, dedicados e causam admiração, conquistam a confiança de todos. Porém, na primeira oportunidade apunhalam pelas costas, abusando muitas vezes de sua autoridade para fazerem coisas incrivelmente más, capazes de arruinar a carreira do outro.
Existem casos de funcionários que cometem crimes, fraudes na contabilidade, enganam os empregados ou os empregadores, usam de confabulações (histórias inventadas na mente deles que acreditam serem reais) para manipularem outros, etc., tudo para conseguirem o que querem.
Esses profissionais, no entanto não são necessariamente ambiciosos, são apenas “psicopatas corporativos”, como definido por especialistas. Nessa matéria citaremos 10 maneiras comuns de identificar um sociopata, a fim de ter cuidado com sua extrema confiança a eles: 

10 – Sociopatas são encantadores


Eles geralmente elogiam, possuem uma capacidade “sedutora” de convencimento. Muitos deles até falam de sua vida pessoal e você realmente acredita que os conhece, confiando detalhes da sua vida para eles também.
9 – Mentem compulsoriamente



Sociopatas são adeptos da mentira e, por mentirem muito, acreditam que sempre os outros colegas estão mentindo também. Esta é a “ferramenta de trabalho” do psicopata corporativo e ele geralmente inventa situações para que saia com êxito sobre as circunstâncias.
8 – Possuem baixa inteligência emocional


O sociopata apenas finge ser compassivo, mas ele é indiferente ao sentimento dos outros. Por ter baixa inteligência emocional, eles são geralmente impulsivos e muitas vezes podem tentar interpretar a reação dos outros, adequadas à realidade de si próprios.
Muitas vezes esses sociopatas criam situações surreais baseadas em suas percepções e causam um caos na empresa.
7 – Existe a sociopatia não-social


Alguns sociopatas, por serem excessivamente egocêntricos, não possuem facilidade, diferentemente de outros mais experts, para se relacionar. Por isso só se relaciona quando a situação lhe proverá benefício próprio.
6 – São incorrigíveis


Sociopatas sempre gostam de estar certos, mesmo que isso custe culpar ou corrigir alguém no lugar deles mesmos. Eles procuram erros nos outros a fim de se ressaltarem, porém jamais aceitam estar errados.
Quando estão errados, muitas vezes vitimizam-se em particular com alguma pessoa e podem até pedir desculpas, porém na menor oportunidade continuará colocando um contra o outro e todos ao seu favor para benefício próprio.


5 – São manipuladores habilidosos

 
Um sociopata não mede esforços para mudar as aparências e trazer as tudo favorável para o seu lado. Eles têm poder de persuasão e usam das confabulações, ou seja, criação de histórias falsas, dizendo que você falou algo que não disse, etc., apenas para benefício próprio.
Em alguns casos é comum que o manipulador diga que você “tem uma má memória” e muitas pessoas acreditam realmente nisso, até mesmo confirmando algo que não fez.

4 – Não têm ética e nem moral


Sociopatas na condição de CEOs, por exemplo, são capazes até mesmo de crimes, como sonegação de impostos, entre outros, a fim de manterem benefícios próprios. Para eles é muito comum misturar emoções com o profissionalismo e assim usarem do trabalho ou de seu poder para prejudicar outras pessoas.

3 – Eles possuem um orgulho enorme


Essas pessoas geralmente se gabam de situações ou feitos para fins de crescerem sobre outras. Possuem um ego enorme e sempre fazem questão de mostrar o quanto são “justas” e o quando “gostam das coisas certas”, o que na verdade pode ser o certo apenas para ele.

2 – Eles gostam de te deixar isolado


Sociopatas adoram isolar pessoas para que possam falar à vontade e permanecer colocando um contra o outro. Se você percebeu isso em algum colega de trabalho, evite-o para o seu próprio bem.
1 – Falta de maturidade


Eles podem demonstrar uma carência absurda, dizendo o quão importante você é para as decisões que irão tomar. Um sociopata pode muitas vezes mostrar comportamentos imaturos e falta de responsabilidade, demonstrando-se incapaz de receber ordens específicas.
Caso você tenha percebido esses sinais, é importante manter-se longe do sociopata e o máximo de profissionalismo possível. Tente entender que isso é uma doença e não levar para o lado pessoal o comportamento doentio que, no entanto, exige cuidados médicos por certamente haver uma lista de problemas psiquiátricos relacionados.

FONTE

Tecnologia do Blogger.